SEFAZ restringe consulta de XML sem certificado digital
A partir de 07/07/2020, em cumprimento ao Ajuste Sinief nº16/2018, a consulta completa da NF-e neste Portal Nacional estará disponível somente para os participantes da operação comercial descritos no documento eletrônico (emitente, destinatário, transportador e terceiros informados na tag autXML), por meio de certificado digital. Estas restrições não se aplicarão às NF-es cujos destinatários sejam pessoa física (CPF) sem inscrição estadual e pessoa jurídica (CNPJ) sem inscrição estadual.
Por que fazer a consulta de XML?
Há casos em que o XML é perdido. Isso pode acontecer por diversos fatores, seja por falta de atualização de dados, falha no computador causada por vírus, etc.
Quando isso acontece, é preciso acessar o SEFAZ para recuperar o arquivo, realizando a consulta ou o download do documento. Isso é comum para transportadoras, porque a NFe e a CTe são fundamentais para o processo de venda e transporte de carga.
A importação do XML também é utilizada para garantir agilidade na emissão dos documentos de transporte. Dessa forma, quando o destinatário recebe uma mercadoria, consegue identificar os dados necessários no sistema. A automação facilita a operação.
O que muda na prática?
Quem utilizava chave de acesso e quebra do captcha (ferramenta anti-spam) não conseguirá extrair dados completos de XML, pois o sistema vai bloquear essa função. Mesmo quem acessar o site oficial do SEFAZ será impedido de fazer a consulta de XML. Ou seja, consultar NFe e CTe sem certificado digital.
A consulta completa das notas só será possível para os envolvidos na operação (emitente, destinatário e terceiros autorizados no campo próprio da NFe), mediante certificado digital.
O bloqueio também vale para qualquer tipo de sistema que realiza este procedimento de forma automatizada. Caso o software não disponha de gerenciadores de arquivos XML integrados aos certificados digitais, terá suas funções interrompidas.
A importação dos documentos de forma automatizada só poderá ser feita com gerenciadores de serviços eletrônicos. Ou seja, só continuarão operando os sistemas que lidam com arquivos XML por certificados digitais.
Como nosso software pode te ajudar?
Nosso Software de gestão já possui a baixa do XML automaticamente pela manifestação do destinatário que otimiza cada etapa da operação. Assim, notas fiscais são emitidas ou importadas de forma automática. Além disso, as informações são integradas ao gerenciamento de estoque e o departamento financeiro.
O sistema permite a rápida visualização e execução das operações, bem como o armazenamento em nuvem de arquivos. Isso porque documentos fiscais, como o XML, devem ser guardados por no mínimo 5 anos, segundo o Código tributário Nacional.
Como nosso software pode ajudar a sua contabilidade?
Nosso software de gestão já possui o envio automático do XML para a Nuvem, a contabilidade pode ter acesso ao armazenamento em nuvem logo apos a emissão do documento. a plataforma de guarda de XML própria o nosso Portal do Contador é integrado ao nosso software de gestão, alem disso temos parceria com a empresa Gefis - Inteligência Fiscal que também faz a baixa e guarda do XML + nota de serviço, você pode ter o XML de todos os seus clientes em uma só plataforma ou app, independente do sistema de gestão do cliente e ainda pode ter o auxilio da ferramenta para calcular a parte fiscal de forma rápida e segura.